sábado, 24 de janeiro de 2009

O lado interno da Galaxy GTX285.



Desempenho ela tem e já foi mostrado e comprovado,agora faltava apenas retirar todo o dissipador para seu pcb e todos os seus chips mostrassem a sua cara,cada vez mais os fabricantes estão simplificando na fixação do dissipador e consequentemente a remoção também é bem fácil e como não poderia ser de outra forma ela se deu sem maiores problemas , depois de remover a capa protetora e o dissipador eu dei uma olhada geral na placa e a minha primeira surpresa ficou por conta das memórias que eu supunha que fossem chips Sansung GDDR3 0.8ns mas na verdade a Galaxy optou por Hynix GDDR3 0.8ns.



Então a Hynix também esta de parabéns por oferecer memórias GDDR3 tão rápidas que atingem 3000MHz hehehe,como primeiramente eu fui direto xeretar a identidade secreta das memórias então eu deixei o core em segundo plano mas agora vamos a ele que é coberto por um enorme IHS que ajuda na dissipação e para os desavisados ele é o G200-350-B3(55nm - 1.15v) que originalmente opera a 648MHz mas pelo menos o meu modelo e provavelmente quase todos os outros atingem mais de 740MHz sem modificação nenhuma,aliás enquanto não for solucionado o OVP que gira em torno de 1.3v não veremos nenhum vgpu mod :(



Ainda existe mais um chip que merece atenção e ele é o NV102-A2 que se trata de uma controladora output que já fazia parte da familia GTX280 e GTX260,sua função é a de enviar sinais para a gpu,dual DVI link ,TV-out e HDCP.
A Nvidia acertou em utilizar uma controladora dedicada no psb e não dentro da gpu ,com isso simplificou e diminuiu o tamanho do G200.



Olhando todos os prós a gente até que se convence que o preço cobrado pela GTX285 esta dentro do aceitável ainda mais levando em conta que ela consome e dissipa menos e não exige uma fonte monstro e também de uma forma ou de outra ela é de longe a mais poderosa single gpu da atualidade ,agora vamos esperar a poeira abaixar para ver em que patamar de preços ela estabiliza.

Junior

0 comentários: