sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Phenom2 um pequeno relato.




vamos aos fatos destes últimos dois dias.

1o Dia
*primeira impressão foi péssima pois a mobo se recusava a bootar pelo PCIEx16 ou quando iniciava era apenas tela preta,fui obrigado a usar os slots secundários que fornecem apenas x1 em modo single mas x8 em modo tri ou quad fire o que não era o meu caso,pensei até que fosse um problema com a Nvidia ,usei a GTX295 ,GTX285 ,GTX260+,8800GTX e um par de 7800GTX mas essa teoria é sem fundamento nenhum.
*tenho vários módulos de memória Micron ,Elpida e Sansung mas a Asus apenas aceitava a Xtreem 6400 (Micron) ,pensei em um up de bios mas já estava com a última.
*para rodar com dual channel eu preciso usar 2.2v ou mais de vdimm caso contrário não é possivel usar dual ,apenas single.
*a placa também apresentou problemas com overvoltagem,ela tem um jumper que libera vcore up to 1.9v mas era uimpossivel manter qualquer acima de 1.5v no vcore ,nestes casos o vcore ficaria travado em 1.5v ,chequei pelo probe,amdoverdriver,cpuz(acima de 1.55v ele não lê corretamente) e finalmente pelo multimetro e em todos os casos(exceto o cpuz) mesmo que eu configurasse 1.8v a placa forneceria apenas 1.5v.

Eu estava em uma enrascada pois todos estes problemas afetariam o projeto mas mesmo assim continuei procurando por um solução e nesse meio tempo eu continuei brincando um pouco com ele no ar,eu usei um dos meus melhores dissipadores ,o Thermalright IFX-14 e apesar de bootar com 4Ghz não foi possivel manter este clock dentro do windows,nem mesmo via clockgen ou mesmo tentando com outros multiplicadores.



O máximo possivel foi 3810MHz com 1.512v,não testei estabilidade nenhuma pois o resultado foi bem abaixo das minhas expectativas mas volto a afirmar que não levem isso como referência.
Bom eu entrei em contato com os nossos patrocinadores e detalhei todos os problemas e que a Asus estava com os dois pciex16 mortos e com problemas no regulador de tensão e que eu não teria condições e muito menos animo para tentar usá-la com LN2 ,eles rapidamente fizaram a troca pois o projeto ainda estava de pé.
Com segunda Asus as coisas foram diferentes ,os slots PCIEx16 estavam funcionando normalmente e agora a controladora de voltagem não apresenta mais os sintomas da primeira Asus e o ajuste de vcore que eu tanto precisava estava 100% ok.
Antes de mandar para o LN2 eu testei novamente o combo no ar e cheguei a ir um pouquinho a mais mas mesmo assim fiquei desanimado e olha que testei diversas configurações por isto eu afirmo que este processador não tem capacidade 4Ghz no ar nem com todo o vcore existente na face da terra pelo menos não com temperatura ambiente de 23-25c.



Chega a ser cômico saber que no ar ele anda meio que capenga e no subzero ela alopra,aliás mais tarde eu irei detalhar toda a minha experiência com o Phenom2 no subzero ^^

Junior & Yoko

0 comentários: