sábado, 31 de janeiro de 2009

Scythe Himuro HDD Cooler by Criminal.



Atualmente sistemas silenciosos estão se tornando quase que uma exigência,já se foi o tempo de resfriar o gabinete com pequenas e barulhentas ventoinhas de 80mm e hoje em dia as fabricantes de cases já estão mais interessadas em usar as grandes ventoinhas de 120mm que geram mais movimentação de ar com menos rotação por minuto e consequentemente menos ruídos.
Para os mais radicais no quesito silêncio pode-se optar pelo water cooling assim reduzindo a quase zero o nível de ruídos mas existe uma parte que poucas fabricantes dão atencão,os discos rígidos que hoje em dia se tornaram mais rápido e mais barulhentos ,na verdade não chegam a incomodar tanto assim mas para os adeptos do silêncio absoluto é que a Scythe lançou o seu novo dissipador para HDD com dupla função de reduzir as temperaturas e os níveis de ruídos emitidos pelo HDD.


Ele é totalmente contruído em aluminio e muito fácil de ser manuseado,o manual de instalação foi traduzido para diversas linguas com diversas ilustrações que facilitam ainda mais o seu entendimento e com informações precisas sobre suas dimensões,peso e compatibilidade.
O melhor de tudo é que todas estas informações estão estampadas diretamente na caixa o que auxilia também na hora da compra,ponto positivo para a Scythe que tem se especializado neste tipo de auxilio ao consumidor.



Especificações , embalagem e manual

Color: Black
Material: Aluminum
Compatibility: Parallel and Serial ATA 3,5 HDD
Dimensions: 132x178x41mm (Overall)
Weight: 790g

A Scythe caprichou na segurança do seu novo produto ,a embalagem além de ser reforçada também é anti choque o que protege o Scythe Himuro contra os possiveis danos causados na hora de transportá-lo.
O manual de intruções é muito bem detalhado ,foi traduzido em cinco linguas e é ricamente ilustrado,não tem como errar ^^.



A sua estética e a sua cor preta dão ao Himuro um toque futurístico e muito belo ,o seu tamanho pode chegar a assustar pois ele é do tamanho de um leitor de dvd ou seja 5,2" e ao abrir a tampa nós pudemos conferir que a Scythe artesanalmente forrou internamente o Himuro com uma espuma anti choque que serve para evitar atritos ou vibrações que poderiam danificar definitivamente o disco rigido e um adesivo térmico para absorver o calor gerado pelo HDD.
Ele não tem nenhum suporte a nenhum tipo de fan pois a Scythe o projetou para abafar ao máximo qualquer tipo de ruído e alegrar os adeptos do silêncio absoluto.



Na parte de trás do Himuro existe uma pequena abertura por onde passará os cabos de energia e SATA e como ele foi construído para uso universal então não deveriam existir restrições mas ele não serve para o Velociraptor da Western Digital que é um disco de 2,5 mas com um dissipador de 3,5.
Para fixá-lo no chassis a Scythe usou quatro suportes de borracha que absorvem qualquer tipo de vibração e que por serem móveis possibilitam compatibilidade com os mais variáveis tipos de case.
Para ser colocado o disco rígido dentro do Himuro é necessário exercer uma certa pressão pois as espumas o comprimem de tal forma que impedem qualquer tipo de movimento e assegurando a integridade fisica do HDD.



Uma vez selado ele ficará com um impressionante visual,um tanto agressivo para alguns mas com certeza a maioria deverá aprovar o seu design,eu particularmente gostei demais e para mim a Scythe acertou em cheio em optar pela cor preta.
Pelo seu tamanho ele inevitavelmente ocupará uma baia inteira e a parte frontal ficará exposta ,no meu caso que tenho um Stacker o impacto visual foi dos melhores e com certeza algum desavisado que olhar o meu gabinete pensará no ato que aquela caixinha preta faz parte do projeto da Coolermaster hehehe.

E quanto ao seu desempenho?
É isso que eu irei mostrar a seguir,eu utilizei um disco rígido da Hitachi SATA2 de 500gb com 7200rpm e não muito ruidoso por sinal ,na verdade eu gostaria ela de tentar com um Velociraptor que é um pouco mais barulhento mas como foi impossível a sua utilização então eu optei pelo Hitachi.
A metodologia é a mais simples possivel,deixei cada configuração descansando por 25minutos e depois por diversas vezes foram medidas as temperaturas em idle/load e tirei uma média geral.



Conclusão

A Scythe que tem se posicionado no topo das soluções térmicas tanto para cpus como para vgas e tem se destacado por produtos de alto nível e de baixo custo,agora ela novamente nos surpreende em mais um segmento que tem se expandido.
O Himuro apresentou uma melhora considerável nas temperaturas o que influí diretamente na durabilidade do disco rígido e o melhor de tudo é o silêncio,a Scythe prometeu uma solução para reduzir ao máximo os ruídos e cumpriu com a sua palavra,o Scythe Himuro realmente diminui tanto a temperatura quanto os níveis de ruídos e com certeza será a alegrias dos aficcionados pelo silência absoluto.


Prós
Muito bem construído
Impressionante redução nos ruídos
Ótimo desempenho
Preço
Fácil instalação

Contra
Não pode ser usado com o Velociraptor
Alguns cabos SATA podem não ser compatíveis

Aprovado by Criminal

0 comentários: