domingo, 11 de janeiro de 2009

GTX295 em ação.



Passada a euforia inicial agora vem a parte que eu tenho mais afinidade,os testes sintéticos da Futuremark e suas otimizações,primeiro eu escolhi a dedo o processador a ser usado pois como eu já havia detalhado a placa nescessita de um ótimo processador para diminuir o gargalo que ele possivelmente ele representaria,então como os testes iniciais serão rodados apenas para estudar mais a fundo o novo hardware eu não usarei mais do um air cooler mas logicamente que não se tata apenas de um dissipador qualquer e sim um dos mais potentes que existe na face da Terra,o Thermalright Ultra120 Extreme 1366 e também preciso de uma cpu que suba muito bem no air e para isso também selecionei o meu melhor Nehalem,o Core I7 920 que dispensa elogios.
A placa mãe também precisa dar conta do recado e para isso foi escolhida a Biostar Tpower X58 que impressiona por ser relativamente barata ,muito rápida e estável ,então como o conjuto está fechado apenas me resta usar todo o meu conhecimento para extrair o máximo possivel com refrigeção convencional ,que aliás é onde eu me sinto em casa ^^.
Como não poderia ser de outra forma a GTX295 se saiu muito bem em todos os testes e ela também mostrou ser capaz de atingir belos clocks sem exigir nenhum esforço de minha parte ,eu apenas tive o trabalho de ajustar o driver e dosar corretamente o nível das otimizações.
Em nenhum momento a placa ápresentou artefatos e apenas houve tela azul quando eu exagerei nos clocks da GTX295,quando eu estava completando a bateria eu resolvi procurar pelo limite aceitável e tentei primeiramente com 740Mhz e tela zul ,depois diminui para 730 e novamente tela azul ,reduzi para 715MHz e congelou depois de alguns minutos ,até que cheguei nos 705MHz mas houve redução na pontuação o que significa que apesar dos testes fluirem aparentemente bem mas era não exatamente o que estava acontecendo pois ao ultrapassar o limite ocorreram erros que não são detectados visualmente mas que afetam negativamente no desempenho do sistema.
Bom ,apesar de rodar o Nehalem com quase 4500Mhz este clock ainda esta um pouco abaixo do que a GTX295 realmente necessita mas não tenho como extrair mais nada dele a não ser com outro tipo de refrigeração e com certeza o destino mais do que óbvio será o LN2 mas por melhor que o Nehalem seja em alguns testes como o 3d01 e Aqua03 apenas o Wolfdale seria capaz de satisfazer a GTX295 e por este motivo e com grande satisfação eu também voltarei a usar o campeão X48 e DDR3 ^^.

Todos os testes podem ser conferidos diretamente no Xtreme Systems e abaixo segue o link.

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=213984

Junior & Yoko

0 comentários: